• Foto do escritorDr. Froes da Motta

Cirurgia Plástica Reparadora: O que é?

A cirurgia plástica reparadora é uma forma de cirurgia plástica pouco conhecida, mas muito útil para certas pessoas. Ela serve para reparar sequelas físicas causadas por acidentes, doenças e outros problemas, que podem causar desconforto e dores.

Quando falamos sobre cirurgia plástica, temos a tendência apenas de pensar em cirurgias estéticas, com o propósito de deixar a pessoa mais bonita, como lipoaspiração, silicone, entre outras.

Isso é verdade, a cirurgia plástica serve para que a pessoa se sinta melhor com o seu corpo. No entanto, reduzir tais cirurgias apenas à isso é algo muito simplório, e nisso que entram as cirurgias reparadoras.

O que é cirurgia plástica reparadora?

Como dito, a cirurgia plástica reparadora serve para corrigir certas seqüelas ou deformidades físicas como queimaduras, doenças, entre outras. Elas podem ser causadas por um acidente de carro, uma doença que acabou desfigurando o corpo, como lábio leporino, um erro durante um procedimento estético ou em outras situações semelhantes.

Essas sequelas podem causar dores, desconforto e outros problemas que dificultam a vida do paciente. Nessa situação, a cirurgia plástica reparadora acaba sendo uma solução bastante viável.

Quais são os tipos de cirurgia plástica reparadora?

Existem vários tipos de cirurgia plástica reparadora, que podem ser usadas para as mais diversas finalidades. Entre as principais, podemos listar:

· Pós-bariátrica;

· Fissura labiopalatal;

· Reversão de queimaduras;

· Reconstrução de mama;

· Linfedema;

· Correção de câncer de pele;

· Lipoatrofia Facial;

· Correções gerais e microprocedimentos.

Vantagens desse tipo de cirurgia

Diferente da cirurgia plástica estética, o principal objetivo da cirurgia plástica reparadora é corrigir uma deformidade ou algum erro no corpo, causado por queimadura, doença, acidente, problema genético, entre outras situações.

É claro, esse tipo de procedimento acaba melhorando a parte estética do paciente, fazendo com que ele se sinta melhor com a própria aparência e aumentando a sua auto-estima.

No entanto, o objetivo principal de uma cirurgia plástica reparadora não é a parte estética, e sim aliviar a dor e o desconforto que alguma deformidade ou sequela acabe causando no paciente.

Como Fazer Uma Cirurgia Plástica Reparadora?

Você tem vontade de fazer uma cirurgia plástica reparadora? Bom, como todo procedimento cirúrgico, ela vai variar de caso para caso, pois cada paciente tem um organismo diferente e uma necessidade diferente, e isso acaba exigindo procedimentos diferentes para cada caso.

Alguns problemas vão exigir cirurgias menores e mais simples, outras necessitarão de procedimentos maiores e mais complexos. Existem ainda aqueles problemas que não podem ser corrigidos com apenas uma cirurgia plástica, e exigirá vários procedimentos.

O ideal é sempre conversar com um cirurgião plástico, pois ele irá avaliar o seu caso e verificar qual é o procedimento mais indicado para você.

Quer marcar uma consulta?

Você gostaria de marcar uma consulta para realizar uma cirurgia plástica reparadora? Você pode fazer isso entrando em contato. Me chamo José Roberto Froes da Motta, sou médico cirurgião plástico, formado na Universidade Estadual de Londrina e com residência em cirurgia plástica pela Clínica Ivo Pitanguy.

Atuo com cirurgias plásticas de todos os tipos, tanto estéticas como reparadoras. Atendo no edifício Day Saúde, que fica na Rua Minas Gerais, 2061, na cidade de Cascavel/PR.

Você pode marcar uma consulta pelo telefone (45) 3038 0080 ou por aqui.

Foto

<a href='https://www.freepik.com/photos/hand'>Hand photo created by lookstudio - www.freepik.com</a>